A Luz Tropical Cultura & Produções Ltda iniciou suas atividades em 2008 e, desde então, é a realizadora e principal produtora do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, evento bienal (de 2003 a 2013) e anual a partir de 2014, – a 13ª edição, prevista para agosto de 2020 foi adiada para novembro, em função da pandemia – tendo abrigado mais de 1.200 exposições, projeções, palestras, oficinas e atividades afins que congregaram centenas de fotógrafos brasileiros e estrangeiros. Além do FotoRio, dentre as suas principais produções recentes, destacam-se: Exposição Rio Pequim – Duas Avenidas Centenárias, no Centro Cultural Correios (setembro a dezembro 2018); Concepção e produção do Monumento à Primeira fotografia feita na América do Sul (Praça xv de Novembro, Rio de Janeiro) e edição do livro Os daguerreótipos de Louis Comte no Rio de Janeiro – As primeiras fotografias feitas na América do Sul; Exposição Amor Amor Amor, fotografias da Coleção da MEP Paris, no Centro Cultural Banco do Brasil (março de 2014); Exposição Filhos da Terra, no Centro Cultural Correios (dezembro de 2013 a janeiro de 2014); Exposição Charlotte Rampling Álbuns Secretos, no CCBB (maio a de 2013); Exposição fotográfica Olhares Sobrepostos Dois Zecas, dois Pedros, um Chico e um Domingos, no CCJF (julho de 2012); Exposição de Video Short List Máquinas de Sonhar, coletiva com curadoria de Jean-Luc Monterosso (MEP, Paris) no MAC de Niterói (abril de 2009).
Milton Guran é fotógrafo e antropólogo. Curador na área de fotografia, é coordenador-geral do FotoRio e membro da diretoria da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Ganhador da Bolsa Vitae de Artes (1991) e, por duas vezes, do prêmio Marc Ferrez da Funarte. Em 2016, foi contemplado no programa Rumos Itaú Cultural. Seus trabalhos fazem parte das coleções MASP-Pirelli, do MAM-Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAR – Museu de Arte do Rio e da MEP – Maison Européenne de la Photographie, dentre outras, públicas e privadas. Autor de Linguagem Fotográfica e Informação (2005, 3ª ed.), dentre outras obras e artigos no campo da fotografia e da antropologia.
Milton Guran é o diretor da Luz Tropical.
Thais Rocha é fotógrafa, curadora e pesquisadora, Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), formada em Educação Ambiental pela PUC-Rio (2010) e em Fotografia pela Escola de Fotógrafos Populares (Imagens do Povo/ Observatório de Favelas, 2012). Trabalha na Luz Tropical desde 2013.
Thais Rocha é a gerente administrativa da Luz Tropical.