Exposição Virtual – Rio na Rua

A cidade do Rio é essencialmente rua e o carioca a toma como uma extensão da sua casa.

A rua tem alma, é substantivo feminino, pensa, tem ideias, é palco de manifestações culturais e de lazer. A rua é um direito, é a nossa própria existência, cheia de emoções, contatos e intercâmbios, é mais igualitária e cria lugares comuns.

A mostra “O Rio na rua” apresenta fotos que humanizam a rua como um espaço fundamental de sociabilidade e que abriga saberes tradicionais e geracionais, ocupá-la com gente é um meio de driblar as opressões diversas. As imagens de Elisângela Leite e Léo Lima são perfeitas para expressar a importância de registrar, sempre que possível, a riqueza das nossas diversas identidades, formada também pelo legado ancestral de referências que nos preenchem.

O clima de festa e alegria, o múltiplo, o irreverente, as cores quentes que revelam a nossa resistência de ser belo e feliz.

Curadoria Milton Guran e Thaís Rocha

Fotógrafos

Elisângela Leite, mulher negra e nordestina moradora da Maré, é fotógrafa formada pela Escola de Fotógrafos Populares em 2007. Foi fotógrafa do Jornal Maré de Notícias. Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Participou em muitas exposições pelo Brasil e Exterior que estão ligadas aos temas de violação dos direitos humanos. Nos seus trabalhos, ela esboça uma imagem da sociedade brasileira e dos aspetos da vida que atingem os diversos grupos sociais.

Léo Lima, 33, cria do Jaca, trabalha atualmente numa drogaria na zona sul do Rio de janeiro, pai de Malu, Ariel e Zuri, companheiro de Carolina Meirelles. Fotografa desde 2009 após ter feito a Escola de Fotógrafos Populares no Imagens do Povo, é Integrante do coletivo Favela em Foco, Folia de Imagens e um dos responsáveis pela criação da Cafuné na Laje na favela do Jacarezinho. No cinema fez a pesquisa pro documentário “Favela que me viu Crescer” em 2014 disponível no YouTube. Em 2013 realizou sua única mostra individual intitulada “Confiança” na Galeria 535 no Observatório de Favelas, Maré.

Curadores

Milton Guran é fotógrafo e antropólogo. Foi um dos fundadores da AGIL Fotojornalismo (Brasília, 1980) e fotógrafo do Museu do Indio / Funai (1986 – 1989). Ganhador da Bolsa Vitae de Artes (1991) e, por duas vezes, do prêmio Marc Ferrez da Funarte. Em 2016, foi contemplado no programa Rumos Itaú Cultural – http://acervoaguda.com.br/. Seus trabalhos fazem parte das coleções MASP-Pirelli, do MAM-Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAR – Museu de Arte do Rio e da MEP – Maison Européenne de la Photographie, dentre outras, públicas e privadas. Curador na área de fotografia, é vice-presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Thaís Rocha é formada pela Escola de Fotógrafos Populares (2012). Atua como assistente da coordenação geral de projetos na Luz Tropical Cultura & Produções. É Mestre pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Como curadora, realizou as exposições Através do Olhar, SESC Madureira (2019), Na Zanza, Galeria Aymoré (2019), Herança e Futuro, Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea (2018).