Fórum, terça-feira, 16 de março de 2021, às 10h
A natureza que nos cerca – A natureza é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, onde se destaca por sua abrangência como em poucas cidades no mundo. Para este debate, Thomas Valentin media a conversa com Gustavo Pedro e Monique Cabral, ambos fotógrafos de muita experiência não apenas nessa especialidade da fotografia, direcionada a documentar temas de causas ambientais, mas com um cuidadoso trabalho ao defender o meio ambiente na cidade e no estado do Rio de Janeiro.
Assista no canal do FotoRio.
Gustavo Pedro é ambientalista formado em Direito, e Fotógrafo fundador da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA, com publicações nacionais e internacionais em apoio a atividades conexas de fomento ao turismo sustentável, costumes tradicionais, projetos ambientais, bem como preservação de ecossistemas e espécies.
Monique Cabral é fotógrafa com mestrado em Artes e Fotografia Documentária pelo Royal College of Arts de Londres – Reino Unido, formada em Ciências Sociais e Bacharel em Antropologia pela UNICAMP, fotografa culturas e a natureza no Brasil e no mundo há cerca de 40 anos. Trabalhou como fotojornalista nas principais revistas e jornais do Brasil sendo contratada pelo Jornal O Globo por 10 anos. Foi muitas vezes premiada como a melhor fotografia de jornais e concursos no Brasil e na Inglaterra; hoje atua como fotógrafa autoral e CEO da Trilharte Fotografia & Aventura, escola que já formou mais de 10.000 alunos desde 1992 e da qual é sócia fundadora; também sócia fundadora da AFNatura – Associação dos Fotógrafos de Natureza. Desde 2018, mantém Canal Youtube de Dicas de Fotografia “Como Fotografar com Monique Cabral”.
Thomas Valentin atuou durante 40 anos em indústrias multinacionais de bens de capital, tendo presidido empresas no Brasil, EUA, Ásia e Suíça. Desde 2013 vem participando em exposições fotográficas individuais e coletivas no Rio de Janeiro, Tiradentes e Paraty. Colaborou com Helio Oiticica na obra Cosmococa 6 realizada em New York em 1973, exposta no Hamburger Banhof Berlin(2013) e Art Institute of Chicago (2017). Publicou fotos inéditas de Helio Oiticica nos livros Conglomerados Newyorkaises organizado por Cesar Oiticica Filho e Fred Coelho (2013) bem como no catálogo da exposição “Helio Oiticica – To Organize Delirium” (2016). Desde de 2018 integra o time de coordenação do FotoRio.